Com o avanço na tecnologia, e os novos costumes da sociedade, as bibliotecas desenvolveram um novo programa de necessidade. Desenvolvi esse projeto pensando nas novas bibliotecas.
O terreno escolhido para a construção foi ao lado de uma estação de metrô essa foi uma condicionante desse projeto.(Lembrando que esse projeto é apenas um estudo meu).
foto do terreno
A volumetria foi criada em colunas, apresenta passividade com muitas aberturas, os materiais são praticamento placas de aço corten, vidro e cimento.
foto fachada
No primeiro pavimento temos uma fachada totalmente em vidro, essa fachada apresenta as áreas de leitura e a área de exposição. Foi toda projetada em vidro por algumas razões, as principais foram aproveitar a luz natural para leitura e atrair o público do metrô a entrar na biblioteca .
Planta térreo
O segundo pavimento apresenta as oficinas, parte do acervo, pontos com internet, e também parte do setor administrativo (no setor administrativo apenas funcionários tem acesso ). Na fachada leste apresenta áreas de leituras, a forma do edifício forma acentos para leitura.
Planta segundo pavimento
Segue abaixo mais imagem do projeto.
fachada principal e fachada leste
A biblioteca é 100% acessivo , foi trabalhada uma rampa helicoidal, e entre a rampa temos a área de exposições, para dar mais visibilidade a área de exposição e quebra a passividade do edifício, foi colocado uma cobertura em vidro com uma estrutura metálica.